terça-feira, 13 de julho de 2010

Brasil - União Européia - Irã

Diferente da postura brasileira da década de 19990, o encontro de cúpula Brasil - União Européia, que inicia amanhã, em Brasília, demonstra a maturidade atingida pelo Brasil nas relações internacionais no último período. 
Está em construção acordos importantes na área de aviação civil que beneficiarão a Embraer e empresas europeias de aviação e um acordo de cooperação para incentivar biocombustíveis em Moçambique, embora os acordos com o Quênia fique de fora. O tema de Honduras e de Cuba serão tratados a parte, com forte pressão brasileira para que se coloque fim o bloqueio estadunidense a Cuba.
Cuba sofre um forte bloqueio econômico que viola o direito internacional. A medida unilateral dos Estados Unidos causa forte prejuízos a população cubana.
Aquecimento global e crise financeira também serão pautas da cúpula.
Deverá ser redigida em conjunto  uma declaração final que ratifica o direito do Irã a realizar um programa nuclear pacífico, respaldando o acordo Brasil - Irã - Turquia.
A relação Brasil e União Européia traz grandes benefíicos para o Brasil e Mercosul, em diferentes aspectos econômicos, culturais e tecnológicos. Mais do que isto, aponta para a construção de um mundo multipolar, com mais diálogo e menos belicoso.

Um comentário:

  1. O post sumariza muito bem a extensão da agenda tratada na cúpula há pouco realizada. Em consonância com a maturidade a que você se referiu, essa foi mais uma grade cúpula a ser contabilizada dentre as que se realizaram nos últimos meses pelo Brasil(BRIC, IBAS, Brasil-CARICON etc).

    Sobre os resultados da Cúpula Brasil-União Européia, gostaria de recomendar a leitura do último informe do Observatório da Política Externa do Brasil, do Núcleo de Estudos Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NEI/FDUSP). No informe, foram feitas análises específicas dos efeitos da declaração em temas como meio ambiente, cooperação bilateral e comércio internacional, entre outros.

    O link é: http://neiarcadas.wordpress.com/2010/07/21/observatorio-peb15/

    Um abraço,
    Jefferson Nascimento.

    ResponderExcluir