terça-feira, 20 de julho de 2010

Energia e crescimento chinês

A China ultrapassou os Estados Unidos como o país com o maior consumo de energia no mundo. Isto significa aumento na demanda global por combustíveis. A decisão chinesa sobre a forma de produção e consumo de energia ditará as novas condutas globais (Agência Internacional de Energia - AIE). Se a China usar carros elétricos, o mundo adotará este padrão.
A China consumiu, em 2009, 2,25 milhões de toneladas métricas de petróleo equivalente, na forma de carvão, gás natural, energia nuclear, petróleo, e fontes renováveis, disse Birol. Isso excede os 2,17 milhões de toneladas usadas pelos EUA.
A China tem o crescimento mais acelerado entre as maiores economias do mundo e está prestes a se tornar a segunda maior, ultrapassando o Japão. O país registrou uma expansão de 10,3% no segundo trimestre, mesmo com medidas do governo para esfriar o crescimento.
Pequim dá claros sinais de que procura diversificar sua matriz energética. Recentemente a Guangdong Nuclear Power Group Co.,  segunda maior construtora de usinas nucleares do país, obteve autorização para construir dois novos reatores na Província de Guangxi, no sul do China.
A primeira fase do projeto vai custar US$ 3,5 bilhões e terá dois reatores com capacidade de 1,1 mil megawatts cada. A construção vai ter início no fim deste mês e será completada em 2016.
Isso deve acentuar outros temas como questões geopolíticas e ambientais.
Não é gratuito que o poderio militar estadunidense desloca-se para a proximidade do Irã, fornecedor potencial de energia para a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário