quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Barão de Itararé - Clube de Cultura

O Clube de Cultura de Porto Alegre está organizando uma palestra com o Doutor Em Literatura Brasileira, Dr. Paulo Seben sobre Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé.
Apparício Torelly, o Barão de Itararé, nasceu em Rio Grande em dia 29 de janeiro de 1895. Possui uma trajetória marcante na imprensa brasileira caracterizada pela irreverência. Em 1930, com a revolução, o autor proclama-se Duque de Itararé, herói da batalha que não houve. Semanas depois, rebaixa-se a Barão como prova de modéstia. No dia 02 de setembro de 1932 é preso pela 4º. delegacia auxiliar (responsável pela ordem política e social), após "delirante atividade revolucionária" mantida nas páginas d' "A Manha" e constantes estocadas contra o governo instalado pela revolução.
O ano de 1934 ocorreu a abertura do "Jornal do Povo", jornal que viveu mais dez dias de legalidade. Neste período, foi publicado, em fascículos a história de João Cândido. Em decorrência, o Barão é seqüestrado e espancado quase à morte por oficiais da marinha. Mal recuperado, retorna a redação e afixa uma placa na porta:
- "Entre sem bater".
Comunista convicto, participa ativamente da campanha de Yedo Fiuza, à presidência da República. Candidata-se à Câmara do Distrito Federal pelo PCB e, provando sua popularidade, é o oitavo mais votado de sua bancada, a qual obtém maioria na Câmara de Vereadores. O slogan da campanha foi: "Mais leite, mais água, mas menos água no leite — Vote no Barão de Itararé, Apparício Torelly."
A convite de Luiz Carlos Prestes, passa a colaborar com a "Folha do Povo". Faziam parte da equipe Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti, Jorge Amado e o jovem Sérgio Porto (posteriormente conhecido como Stanislaw Ponte Preta). No final do ano o registro do PCB é cassado e seus representantes eleitos perdem seus mandatos.
No dia 27 de novembro de 1971, falece aos 76 anos de idade, Apparício Torelly.
Reconhyecido internacionalmente, recebeu mensão de Pablo Neruda:

"Al Barón de Itararé
un grande entre los grandes,
con respeto le saluda de pie
poeta de los Andes:
Neruda.

(Pablo Neruda, 1945)

A palestra ocorre no dia 03/10, sábado, as 14h30, com ingresso de R$ 5,00 (Cinco Reais). O Clube de Cultura fica na Rua Ramiro Barcelos, 1853, dá para ir a pé da Cidade Baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário