sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fundação Bienal do Mercosul promove seminário

Estou apenas reproduzindo importante seminários que estará ocorrendo em POA (próximo a Cidade Baixa)

Fundação Bienal do Mercosul promove Seminário Preservação e Disponibilização Eletrônica de Acervos Históricos e Culturais


Estão abertas as inscrições para o seminário Preservação e Disponibilização Eletrônica de Acervos Históricos Culturais promovido pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul - NDP. O evento, que acontece no dia 23 de outubro, no Hotel Master Grande Hotel, durante todo o dia, pretende apresentar e discutir a implantação de projetos e ações voltadas à preservação e a disponibilização eletrônica de documentos e imagens. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever até o dia 15 de outubro preenchendo formulário disponível no site www.bienalmercosul.art.br/seminario. Informações podem ser obtidas através do e-mail memoria@bienalmercosul.art.br ou pelo telefone 051 3254 7509. São 170 vagas para estudantes e profissionais que trabalham em centros de documentação, museus, bibliotecas, arquivos públicos e privados.
O seminário vai reunir destacados profissionais da área como Edson Gomi, do Projeto Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP); Millard Schisler, da Cinemateca Brasileira; Denise Stumvoll e Márcia Eckert Miranda, do Museu Hipólito José da Costa; Ana Luiza Carvalho da Rocha e Rafael Victorino Devos, do Laboratório de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fernanda Ott e Rita Magueta, do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul (NDP). A partir da apresentação de projetos já implantados, os palestrantes pretendem aprofundar a reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, do registro oral e da organização de acervos por meio de recursos digitais. Além disso, abordarão as diferenças entre o acesso local e remoto e os novos sistemas de pesquisa de imagens.
O acondicionamento de materiais fotográficos e históricos também será tema da oficina Como acondicionar fotografias convencionais e digitais, ministrada pelo coordenador de Preservação da Cinemateca Brasileira, Millard Schisler. A atividade acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 9h às 13h e das 14 às 18h, no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas 959 – Centro). O evento é uma promoção do Acervo Fotográfico do Museu Hipólito José da Costa e do Memorial Sogipa e tem o apoio institucional do NDP da Fundação Bienal do Mercosul. O valor da oficina é R$ 120, 00 e as vagas são limitadas. Inscrições através do e-mail museuhjc@via-rs.net.

Seminário “Preservação e Disponibilização Eletrônica de Acervos Históricos e Culturais”
Data: 23 de Outubro de 2009 (Sexta-feira)
Horário: das 09h às 12h30min e das 14h às 18h
Local: Master Grande Hotel – Sala Larissa (Rua Riachuelo, 1070 - Centro - Porto Alegre/RS)
Entrada franca mediante inscrição prévia. Vagas limitadas
Inscrições www.bienalmercosul.art.br/seminario
Informações: e-mail memoria@bienalmercosul.art.br ou 51 3254 7509

Nenhum comentário:

Postar um comentário