terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fórum Mundial Educação

FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O RS participará do Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica apesar de toda falta de política educacional no RS. A relação paradoxal entre a política estadual, inexistente, que retira recursos da educação para conformar a peça publicitária do déficit zero, e a política federal de expansão de instituições e cursos técnicos, remetem a necessidade de profunda reflexão. O neoliberalismo, expresso na educação pelas propostas do governo PMDB/YEDA/PSDB, já se demonstrou prejudicial a sociedade.

O modelo de educação profissional, no entanto, necessita ser repensado. A rápida transformação tecnológica do último período trouxe novos desafios para todas as áreas da educação. Em diversos momentos já me deparei com alunos que ficam com seus notebooks conectados a internet, consultando páginas que variam da Wikipedia ao Scielo, contrapondo a informações que eu fornecia ou trazendo novos elementos que enriqueciam a aula. Novas tecnologias de comunicação conjugadas ao sistema produtivo configuram novas exigências para educação profissional. Assim, mais do que importante, é imperativo um grande fórum de debate.

O Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica ocorrerá em Brasília entre os dias 23 a 27 de novembro de 2009 será um importante momento para troca de experiências, intercâmbios e aperfeiçoamento. O evento organizado pelo MEC reunirá pensadores da educação de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário